Skip to content

28 de agosto de 2012

2

Fundacentro oferece curso sobre toxicologia ocupacional

Médicos do trabalho e de outras especialidades, farmacêuticos, químicos, enfermeiros do trabalho e estudantes das respectivas áreas são público alvo
Por ACS em 21/08/2012

A Fundacentro realiza em setembro o curso de toxicologia ocupacional, ministrado pela médica Cláudia Esteban, docente de Toxicologia do curso de Medicina do Trabalho da USP. Nas aulas, serão apresentados estudos sobre os efeitos tóxicos dos principais agentes presentes nos ambientes de trabalho e as melhores formas de monitoramento e controle.

Entre os agentes abordados no curso, estão metais como o chumbo e o mercúrio; solventes, como benzeno, tolueno, xileno e organoclorados; e também agrotóxicos. Os efeitos causados variam conforme a substância. O benzeno, por exemplo, pode causar aplasia medular, uma disfunção da medula óssea na produção de células sanguíneas.

É muito importante que os profissionais de medicina que atuam junto aos trabalhadores dominem os conceitos de toxicologia ocupacional para controlar a exposição e fazer um monitoramento adequado. “Identificando e conhecendo os agentes tóxicos pode-se encontrar maneiras seguras de utilizá-los no ambiente de trabalho e ter mecanismos para a prevenção de adoecimentos profissionais”, afirma a médica Cláudia Esteban.

O conteúdo abordado nas aulas abrange a ação tóxica e suas fases, os principais efeitos tóxicos, a avaliação de toxicidade, o controle de exposição ocupacional, o monitoramento ambiental e biológico e a legislação aplicada aos principais agentes químicos. Já a metodologia prioriza o diálogo e a ação reflexiva do aluno.

Inscrições

O curso é voltado para médicos do trabalho e de outras especialidades, farmacêuticos, químicos, enfermeiros do trabalho e estudantes das respectivas áreas. As aulas serão ministradas durante duas semanas, de terça a quinta, nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de setembro, das 8h30 às 12h30, na Fundacentro, no CTN – Centro Técnico Nacional.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail cleiton.lima@fundacentro.gov.br Basta enviar nome, telefone, e-mail para contato e profissão (médico do trabalho ou outra especialidade; no caso de estudante de medicina, a informação sobre qual ano está cursando). As vagas são limitadas e serão preenchidas na ordem de recebimento das inscrições. É preciso aguardar a confirmação de que a vaga foi disponibilizada.

O curso é gratuito, mas os inscritos devem trazer no primeiro dia de aula duas embalagens de leite em pó, que serão doadas para a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil – ASCCI.

Clique aqui para visualizar o folder do evento.

Read more from Segurança do Trabalho